CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Descrevendo um Pisciano


Desde Einstein até o bando de drogados que fazem a fila à meia-noite no Piccadilly Circus para receber sua dose semanal de metadona existe uma boa gama de amostras humanas. Essa gama vai desde o peixe que, durante dois mil anos, simbolizou o mistério de Cristo até a figura triste e inútil que Vivian Robson descreveu num livro de astrologia como sendo "a lata de lixo do Zodíaco". Mas essa exótica combinação de coisas paradoxais é típica de Peixes.

Numa tentativa de entender as verdadeiras motivações do pisciano (coisa impossível de se começar pelo lado de fora, mas que é preciso, sem dúvida nenhuma, continuar tentando), uma vez perguntaram a um amigo pisciano o que ele pensava a esse respeito.

-"Bem", respondeu ele com a cara mais séria, "sabe-se há muito tempo, que todo pisciano intimamente quer ter seu direito de pescar em todas as latas de lixo da Oxford Street."

Ai está. Você pode tomar as latas de lixo no sentido literal ou simbólico, como quiser. Tudo o que o resto da humanidade descarta, desdenha, joga fora, ignora ou não compreende, Peixes aceita. No meio da névoa dos vastos destroços dos sonhos humanos e no meio das fantasias desfeitas, podemos pescar... pescar... e pescar.

Peixes é regido por Netuno, que na antiga mitologia é representado pelo Deus dos Oceanos e das vias submarinas da terra. Emergindo coberto de algas e brandindo o tridente, dos marinheiros, oferecendo-lhes mares calmos e ventos agradáveis, e outra vezes, estranhamente hostil, levanta tempestades destruidoras, invocando os monstros das profundezas. A figura de Netuno nos mostra algo de Peixes à primeira vista. Esse signo está em conexão com um reino que não tem limites ou profundidade mensuráveis. "Toda vida vem da água", nos diz o Corão. E Peixes pesca, nada mais nada menos que para encontrar o verdadeiro segredo da fonte da vida. Não admira que ele não consiga, que se torne desiludido e se transforme num escapista.

Dizem que Peixes, sendo o ultimo signo do Zodíaco, contém um pouco de casa um dos outros signos. E se você observar um típico pisciano, terá a impressão de que a afirmação é verdadeira. Ninguém é mais camaleão do que Peixes, um ator nato. O teatro e o cinema estão cheios de Peixes, cada um representando seu papel. Há neles uma maravilhosa fluidez e complexidade, que tanto podem encantar como irritar, pois eles são, ao mesmo tempo, tantas pessoas, que você começa a se perguntar quando é que o verdadeiro Peixes vai se mostrar. O segredo é que não existe esse "verdadeiro" pisciano. Ele é todo mundo. E se você acha que é fácil viver com essa espécie de empatia e de identificação com a raça humana, é melhor pensar mais um pouco.

Diz-se que também que Peixes vive para servir ou para sofrer. Isso também parece ter uma parcela de verdade, embora um pouco exagerada. Essa tendência que os piscianos tem de se transformar na pessoa a quem estão intimamente ligados faz com que sejam subestimados pelos outros. Alguns textos de astrologia se referem aos piscianos como sendo "insípidos" por causa de sua passividade, uma espécie de inércia que eles demonstram claramente quanto atravessam períodos de crise. Observe um pisciano quando um dilema requer decisão e ação rápidas. Seus cabelos ficarão brancos antes que ele dê um passo. Uma decisão que tem de ser tomada rapidamente significa escolher algo em detrimento de outra escolha. O problema de Peixes é ter muitas escolhas, umas tão válidas quanto as outras; e todas contêm alguma verdade, se você as observar mais profundamente. Como se pode escolher se toda escolhe é a escolha certo - e também errada?

Esta é uma das chaves do comportamento muitas vezes enigmático de Peixes: tudo é relativo. Como todos os outros traços zodiacais que exploramos, este é uma faca de dois gumes. Poder ver a relatividade da verdade é um grande dom, pois gera tolerância. Se o homem, através da história, tivesse alguns traços mais do verdadeiro pisciano, não teria havido uma Inquisição espanhola, nem um holocausto nazista, nem caça as bruxas em Salem, nem fanatismo e perseguições. Se tudo é relativo, você não pode condenar os outros por causa de seus pontos de vista. O problema é que tal atitude pode ser incrivelmente vaga. Peixes muitas vezes foi acusado de imoral, o que não corresponde à verdade. Para ser imoral, você tem de ter uma moral para transgredir. E a tranquila e sábia indiferença com que Peixes considera as transgressões humanas não é aplicada somente a sí mesmo. Peixes ficará tranquilamente sentado, enquanto a mulher o abandona, os filhos o insultam, o patrão lhe sua o sangue e o dono de seu apartamento o põe para fora de casa. Isso pode deixar você furioso, observando esse total e muda aceitação do infortúnio que Peixes tem - como se eles tivessem nascido para isso, estivessem esperando isso de braços abertos. Talvez eles saibam algo que nenhum outro signo saiba - que todo esse sofrimento e esse infortúnio significam pouco se você não estiver fortemente ligado à vida.

Peixes é o signo do misticismo, e isso quer dizer uma porção de coisas. Uma delas é o profundo sentimento religioso de Peixes - não forçosamente no sentido ortodoxo, mas eles aspiram a uma outra realidade, desejam essa realidade, algo transcendental, mágico, intangível, que faz com que a vida normal seja amorfa e sem significado. Um verdadeiro vale de lágrimas. Por outro lado, Peixes tem uma profunda sabedoria a respeito de futilidades de muitos desejos humanos. Ambição frenética, paixão pelo poder, cobiça,avidez - motivos comuns que nos impulsionam - , passam através dele, de um lado para outro, pois não tem grande atrativo para ele. Peixes é tão capaz quanto qualquer outro signo de sentir essas emoções; mas, de algum modo, no fundo, ele não as leva muito a sério. Afinal, tudo é maya, (tudo ilusão).

Peixes parece possuir essa estranha e cínica sabedoria a respeito da vida e das pessoas desde a infância. Peixes pertence ao elemento água, e, do mesmo modo que Câncer e Escorpião, é profundamente sensível às correntes invisíveis que se encontram por trás da máscara do comportamento humano comum. É difícil enganar um pisciano. Mas a diferença entre Peixes e seus dois outro companheiros de água é que Câncer e Escorpião, estando mais fortemente ligados as suas próprias emoções, agem de acordo com suas reações. Câncer, quando acha que alguém não merece confiança, reagirá para se proteger e também àqueles a quem ama. Escorpião, ao sentir a mesma coisa, em geral ataca o inimigo para dar-lhe uma lição ou então o deixa sozinho, depois de ter mostrado todo seu desgosto. Peixes vai olha, ver, sentir, ficar triste e perdoar, e, em geral, deixar que o outro se aproveite dele ou o distrate, apesar de toda a sua perspicácia. Por quê?? Bem, já perguntei a muitos piscianos a razão disso, e, quando se tratava de verdadeiros piscianos, a resposta era: "Sabe, na verdade não tinha grande importância.."- ou "Bem, na verdade ele precisava mais daquilo do que eu" - outras respostas que nos lembram, mais uma vez, que este não é um mundo real para o pisciano. Ele ouve uma outra musica.

Para compensar essa falha, ele usa uma imaginação ilimitada, pois também neste particular Peixes não tem limites. Ele pode imaginar o que quiser. Einstein era de Peixes e um bom exemplo do que um intelecto brilhante pode produzir quanto não é reprimido por convenções e dogmas. Muitos dos grandes músicos e pintores são piscianos, e sua imaginação não tem limites. Tudo é possível. Peixes tem o segredo da fonte da vida e do reino dos sonhos e da fantasia. A psicologia chama isso de inconsciente. Peixes tem a chave para esse mundo - ele a recebeu de presente ao nascer. Ele pode entrar e sair como e quando quiser. O problema é que ele muitas vezes acha difícil voltar de lá.

Peixes é também um romântico incurável. Ele pode ter muitas defesas para esconder essa sua tendência inata, mas ele nascer romântico e assim há de morrer. E romance para ele não são só casos de amor. Significa tudo. A casa que ele mora te de ser um castelo com fosso e ponte levadiça; o carro tem de ser um modelo especial; a cama tem de ser redonda, giratória, com plataformas e luzes coloridas... Bem, você já entendeu. Ele vive em sua imaginação. E em sua imaginação nem tudo é como um cenário de Guerra nas Estrelas, mas tudo se move constantemente. Peixes se aborrece mais depressa do que qualquer outro signo. A constante mudança de paisagens das profundezas não é facilmente trocada pela banalidade imutável da vida em terra firme. Ele precisa de um pouco de teatro em sua vida. Se você não puder lhe oferecer isso, ele mesmo se encarregará de providenciá-lo, muitas vezes para sua própria destruição. Mas isto também faz parte do drama.

Se você gosta de segurança, de pessoas assentadas, que sempre pensam o que dizem e mantém sua palavra nesta semana, na próxima e além, fique longe de Peixes. A única coisa verdadeira para ele é seu amor pelas mudanças e sua aspiração por elas. Esse anseio e a intimidade que ele tem com o mundo dos sonhos, coisa muito mais importante para ele do que as "realidades" do bem-estar, da comida, do teto sobre a cabeça, do atendimento médico gratuito e da ida a uma boate a cada dois dias, que são sinônimos de felicidade. Não para Peixes. Dê-lhe rosas para alegrar a alma a qualquer hora. Ele é tremendamente adaptável, e pode viver muito bem num sótão. Um sótão é romântico, conjuntos habitacionais não são.



(Bom por hoje é só ... Logo voltarei a falar sobre "O MITO do pisciano" - Obrigado.. Abraços!)

4 comentários:

Anônimo disse...

Que lindoo =)

Vizinheso Lindo, adorei aqui..
Nem sabia que os textos eram interessantes nesse nível.

Não pára de escrever =) Te amo demais.. e volta logo pra mim ( Pra cá! =/ )

te amo demais!

Carla disse...

Nossa amei!sobre tudo que está escrito sobre o Pisciano,eu estou amando um pisciano,e já faz 3 meses,é muito misterio..eu quero muito com toda forca do meu coracao ganhar esse psciano,eu estou desposta a sonhar junto com ele,todos seus sonhos e fantasias..

Se vcs poderen mim ajudar!! como eu conquistar esse Pisciano vou ficar muito agradecida.

Ass:Crala Dantas,Gracias

Respostas por favor Neste meu E-mail:(nanelly@hotmail.de)

Anônimo disse...

Foi demais, nota dez, vc fez uma análise profunda do pisciano nos mínimos detalhes.
Parabéns!!

Unknown disse...

Tô fora de pisciano,namoro com um, e ele não tem responsabilidade nenhuma, são lindos e românticos, mas é a visão de futuro, crescer juntos? Não tem, peixes quer é ser bancado, triste realidade